Segundo Marcia Matias, em seu artigo “Avaliação na Alfabetização”, publicado na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, de janeiro de 2018, “alfabetizar é abrir oportunidade para alguém ver o mundo com um olhar diferente, crítico da realidade vivida”. Na delicada fase de alfabetização e letramento, é preciso considerar alguns aspectos sobre o desenvolvimento das crianças ao se avaliar. São eles: I. Avaliar no brincar e no lúdico, porém, com intencionalidade pedagógica. II. Avaliar sempre e exclusivamente pelo brincar, pois é quando as crianças se encantam pela escola. III. Avaliar no processo, valorizando conhecimentos que possam ser construídos dentro e fora da escola. IV. Avaliar com provas e atribuição de notas, para que os estudantes reconheçam desde cedo como se organizar no espaço escolar. A alternativa que apresenta as afirmativas corretas é: Escolha uma opção: a. Todas as afirmativas estão corretas. b. I e III. c. II e III. d. I, II e IV. e. I e II.

Segundo Marcia Matias, em seu artigo “Avaliação na Alfabetização”, publicado na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, de janeiro de 2018, “alfabetizar é abrir oportunidade para alguém ver o mundo com um olhar diferente, crítico da realidade vivida”. Na delicada fase de alfabetização e letramento, é preciso considerar alguns aspectos sobre o desenvolvimento das crianças ao se avaliar. São eles: I. Avaliar no brincar e no lúdico, porém, com intencionalidade pedagógica. II. Avaliar sempre e exclusivamente pelo brincar, pois é quando as crianças se encantam pela escola. III. Avaliar no processo, valorizando conhecimentos que possam ser construídos dentro e fora da escola. IV. Avaliar com provas e atribuição de notas, para que os estudantes reconheçam desde cedo como se organizar no espaço escolar. A alternativa que apresenta as afirmativas corretas é: Escolha uma opção: a. Todas as afirmativas estão corretas. b. I e III. c. II e III. d. I, II e IV. e. I e II.

Resposta:

A alternativa correta é: b. I e III.

O ponto I enfatiza a importância de avaliar no brincar e no lúdico, mas de forma intencional e pedagógica. O ponto III enfatiza a importância de avaliar o processo, e não somente o resultado final, valorizando conhecimentos construídos dentro e fora da escola. Os pontos II e IV, por outro lado, não são corretos, pois avaliar somente pelo brincar não é suficiente e atribuir notas e fazer provas não necessariamente vão valorizar o processo de alfabetização e letramento.

Post a Comment for "Segundo Marcia Matias, em seu artigo “Avaliação na Alfabetização”, publicado na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, de janeiro de 2018, “alfabetizar é abrir oportunidade para alguém ver o mundo com um olhar diferente, crítico da realidade vivida”. Na delicada fase de alfabetização e letramento, é preciso considerar alguns aspectos sobre o desenvolvimento das crianças ao se avaliar. São eles: I. Avaliar no brincar e no lúdico, porém, com intencionalidade pedagógica. II. Avaliar sempre e exclusivamente pelo brincar, pois é quando as crianças se encantam pela escola. III. Avaliar no processo, valorizando conhecimentos que possam ser construídos dentro e fora da escola. IV. Avaliar com provas e atribuição de notas, para que os estudantes reconheçam desde cedo como se organizar no espaço escolar. A alternativa que apresenta as afirmativas corretas é: Escolha uma opção: a. Todas as afirmativas estão corretas. b. I e III. c. II e III. d. I, II e IV. e. I e II."